5 Regras de Ouro Para um Personal Branding
- Matheus Gomes Borrego
- 1 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2021

Vou fazer uma pergunta e quero que pense um pouco...
Pelo que você quer ser conhecido?
Se alguém mencionar seu nome, empresa ou marca, o que você gostaria que ela dissesse?
Poucas pessoas conseguem responder essa pergunta em segundos, enquanto outras podem levar uma vida inteira para descobrir
Deixe-me começar afirmando que a marca pessoal não é apenas para quem possui um grande negócio. Se você quer causar algum impacto, ou apenas ser conhecido pelas suas causas, criar uma estratégia de Personal Branding é definitivamente o lugar por onde começar.
Mas o que é o tal do Personal Branding?
É um processo contínuo de desenvolvimento e manutenção da reputação e impressão de um indivíduo, grupo ou organização. Enquanto algumas práticas de capacitação se concentram no autoaperfeiçoamento, a marca pessoal, ou Personal Branding, define o sucesso como uma forma de “auto embalagem”. Em tese, sua marca pessoal é como você se promove.
O conceito reuni a combinação única de habilidades, experiência e personalidade que você deseja que seus seguidores vejam. Contando a sua história e a impressão que as pessoas ganham com a sua reputação online e off-line.
Criar uma marca pessoal pode ser uma tarefa assustadora e mítica. E uma das maneiras mais fáceis de se perder no processo é não saber por onde começar.
01 Personal Branding x Marketing Pessoal: qual a diferença?
Quando falamos sobre Personal Branding, é comum haver confusão com o marketing pessoal. E não é à toa, pois ambos os conceitos pertencem ao mesmo universo e podem até se complementar dentro de um mesmo planejamento. Mas eles têm diferenças.
O Personal Branding descreve um conjunto mais amplo de atividades, sendo responsável por compartilhar a essência da marca pessoal, criando conexões com o alvo ou seguidores.
Já o marketing pessoal se concentra em atrair e se comunicar com esse público, atendendo às suas necessidades e desejos.
O propósito do Personal Branding é provocar sentimentos e identificação com o público, enquanto o do marketing pessoal é fazer com que ele tenha uma ação mais direta. Podendo também definir que o marketing pessoal é um mecanismo pertencente a uma estratégia de Personal Branding.
02 Ser autêntico e intencional
Um dos maiores erros é querer ser tudo para todo mundo.
Para ser autêntico você precisa ter muito bem definido o seu status; quem você é e o que você representa.
É importante também;
• Decidir qual é a sua mensagem principal, seus valores e propósito (mensagem)
• Se importar como essas mensagens são transmitidas (canal)
• Se atentar se seu público entende a mensagem (compreensão)
03 Comunicação
O alinhamento da mensagem, com o canal e a compreensão precisam estar sempre alinhadas. É muito comum ver pessoas comunicando uma mensagem sem pensar se a linguagem está adequada para os receptores (público/seguidores). Se você tem como alvo cientistas, o seu vocabulário precisa estar adequado a termologias do universo acadêmico e cientifico, e seu canal precisa estar alinhado com a audiência. Diferentemente se o seu público for massivo, pois sua comunicação precisa ser popular.
Um exemplo de marca pessoal que possui a mensagem muito bem alinhada com o público é a de Oprah Winfrey, que é ser autêntica e verdadeira consigo mesma e com seus espectadores. Ela conseguiu envolver e capturar o interesse do público com histórias reais e inspiradoras de pessoas com as quais seu público poderia se conectar.
04 Conteúdo de valor
Muitos profissionais de marketing dirão que a melhor maneira de atrair mais pessoas para sua marca pessoal é criar e compartilhar novos conteúdos o tempo todo. Criar mais vídeos e escrever postagens em blogs e, eventualmente, você se tornará uma marca influente e alcançará os KPI's necessários. Só que não é somente isso!
Claro, é necessário criar novos conteúdos, mas você não pode adquirir o hábito de criar novos conteúdos apenas para retirá-los de sua lista de tarefas.
Cada conteúdo que você cria deve ser feito com um objetivo e uma meta específica em mente.
Não importa se você criou uma nova postagem no blog, tweet ou story do Instagram, você deve sempre se atentar em colocar seu conteúdo na frente das pessoas certas e no momento certo.
“Seja consistente, apareça e sirva”
05 Tenha paciência e seja você mesmo
O processo de construção de reconhecimento é um processo que não acontece do dia pra a noite, envolve coerência e consistência, cumprimento de promessas, gestão de relacionamento e, claro, estratégia.
É a sua proposta de valor combinado com a experiência que você promove ao outro que proporciona, ao longo do tempo, a solidificação da sua marca.
As pessoas se conectam com;
Rotinas » Comportamentos » Mentalidade » Princípios Éticos » Valores
Mas, lembre-se, o mundo já está cheio de pessoas mal intencionadas, falsos gurus e pessoas sem coerência. Seja genuíno, mostre aquilo que você realmente é, e, sempre tente causar um impacto positivo nas pessoas.
Agora, apareça e atenda ao seu público de todas as maneiras possíveis e mostre que vale a pena seguir você.
Quando você fizer isso, será uma virada de jogo para sua marca.
Aqui trago alguns conceitos e frases referentes ao termo:
“Personal Branding é um jeito sistemático e divertido de tornar-se mais definido e claro como um indivíduo, não só aos olhos de outras pessoas, mas também em sua própria mente” – Thomas Gad, autor de 4D Branding (2001).
“A filosofia do Personal Branding parte do pressuposto de que cada um de nós tem dons únicos e propósito e sonhos distintos na vida. Ao conectar esses dons, propósito e sonhos, nós nos abrimos para a felicidade e sucesso na vida” – Frost (2003).
“Independente de idade, posição e negócios que porventura estamos inseridos, todos nós precisamos entender a importância do Branding. Nós somos os CEOs das nossas próprias empresas: EU, Ltda…Para estar no mercado atualmente, a nossa tarefa mais importante é ser head de marketing de uma marca chamada “Você” – Tom Peters (1997).
“Todos nós temos uma marca pessoal, porque simplesmente todo mundo faz uma promessa ao mundo – alguns de forma explícita, mas a maioria implícita. Você é o seu principal recurso” – RajeshSetty (2006).
“Personal Branding é construir a autoridade que faz com que as pessoas prestem atenção em sua mensagem, querendo compartilhá-la e recomendá-la aos outros” – Mark Traphagen.
“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala” – Jeff Bezos, fundador da Amazon.
“Você é a sua própria marca” – Matheus Gomes Borrego
Dicas de Livros:
Brand Sense: Segredos Sensoriais por trás das coisas que compramos – Martin Lindstrom
50 discursos que marcaram o mundo moderno - Andrew Burnet, Janaina Marcoantonio
Comments